REPERCUSSÕES NEGATIVAS DA IMOBILIDADE

A Síndrome do Imobilismo ocorre quando o indivíduo fica muito tempo no leito. A situação começa a tomar dimensões irreparáveis a partir do momento em que o período de repouso se torna um estado de imobilidade, agravando-se para o estado de decúbito prolongado, no qual o quadro clínico do paciente se torna irreversível, em algumas situações. As repercussões do imobilismo afeta todos os sistema e contribui para que os processos iatrogênicos surjam com impacto direto na qualidade de vida do paciente internado em unidades de terapia intensiva:

*Sistema Nervoso:
- Redução da capacidade cognitiva, ou seja a alteração das conduções nervosas de estímulos, a passagem das informações e das ações tanto aferente quanto eferente do corpo.
- Delírio e desorientação
* Sistema Musculo Esquelético:
- Redução da massa muscular, ou seja uma das manifestações mais evidentes da imobilização como a fraqueza e a atrofia por desuso. Com a imobilização ocorre 1 a 2% perda da força muscular por dia, podendo atingir 40% nos longos períodos.
- Diferenciação de fibras do tipo II;
- Redução da capacidade mitocondrial;
* Sistema Respiratório:
- Redução da capacidade funcional, evidencia-se redução de 25 a 50% do volume corrente, do volume-minuto, da capacidade respiratória máxima, da capacidade vital e da capacidade de reserva funcional, havendo ainda, redução da PaO2 e alterações na relação V/Q.
- Redução da complacência pulmonar;
- Retenção de secreção pulmonar, as secreções da mucosa tendem a acumular e a tosse pode ser ineficaz por causa da piora da mobilidade ciliar e da fraqueza dos músculos abdominais.
- Atelectasia.
*Sistema Cardiovascular:
- Risco de trombose, a falta do efeito bomba dos músculos da panturrilha predispõe a estase venosa que associado a hipercoagulabilidade e lesões nas paredes dos vasos formando a Tríade de Virchow facilitando a formação de trombose venosa profunda.
- Redução do débito cardíaco;
- Redução do volume sistólico;
- Aumento da frequência cardíaca;
* Composição Corporal:
-Desmineralização Óssea;
- Perda Protéica;
- Redução da água e do sódio;

- Aumento da % de gordura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

@funcionalidadenauti